sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.



 Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
 (Antoine de Saint Exupéry)

Por mais que se esclareça o que ocorre por meio do oráculo ou por meio de qualquer outra ferramenta terapêutica, insistem em prosseguir alguns  não vendo: escolha ou comodismo?
Sendo assim, torna-se complexo o atendimento ou mesmo tratamento por meio das terapias alternativas dada a resistência muito comum em alguns que desejam se iludir ou se cegar na ilusão
Ainda que se possa ser claro, ainda que se exponham os revezes que dada situação possa alcançar não há como fazer um consulente engolir abaixo uma pretensa verdade.A escolha é dele, assim como é dele também o prisma que deseja focar para a situação desafio em que se encontra.
O cliente em si não tem culpa.Essa obsessão em querer não enxergar pode atingir níveis crônicos em que a repetição da situação se prolongue por meses ou anos.Daí se pode ter assumido a zona de conforto e do vitimismo.
Escolha!Livre arbítrio.
Claro está que determinadas situações  podem se repetir, sim, como um verdadeiro câncer que se alastra por todo o organismo de forma a desvitalizar o indivíduo em seu emocional e mesmo em seu físico. Porém, também é escolha do mesmo em aceitar pelo resto de sua vida assim, ou dignar-se a se curar.
Entendendo que a cura se dá no momento em que se assume a impossibilidade de lidar com o dito desafio ou problema.
É essencial que se possa aprender ou mesmo tirar proveito das crises, de forma a se adquirir um aprendizado verdadeiro por meio do sofrimento, desilusão, seja lá o que for.
Se não se consegue entender sozinho o que se passa, daí se pode buscar um profissional adequado para um processo terapêutico ou mesmo oráculo que também pode fomentar o processo de auto conhecimento ao indivíduo.Quando aqui se fala de profissional adequado, mencionam-se os profissionais de boa formação intelectual e mesmo emocional que possam conduzir uma boa leitura de oráculo ou mesmo uma sessão terapêutica.( Isso será tratado em outra oportunidade...)
Antes de tudo,seja o problema que for, só o consulente poderá obter a força, a coragem e disposição para realmente confrontar seus revezes, atribulações e não se entregar à zona de conforto ou mesmo à estagnação do vitimismo.



Fernanda Luz
Terapeuta holística
rfernanda1963@hotmail.com